Comentários:
Eu que sempre sofri em viagens ou com motos pequenas e fracas ou com motos antigas e cheia de frescuras, não raro com a combinação das duas condições, fiquei bastante satisfeito em adquirir uma moto desta, onde meus problemas com viagens acabaram de vez.
Infelizmente não é das mais apropriadas para uso na cidade, pelo menos não aqui neste trânsito odioso e desorganizado de onde vivo, mas se você souber levar com jeito você roda bem, ficando na frente de outras motos menores (não com a mesma desenvoltura, talvez).
No momento da compra fiquei na dúvida entre Fazer e CB 300R, optando pela última por já ser freguês da marca há anos, não me arrependi. Sei que a Fazer também é boa, tem suas qualidades, mas não encontrei até agora nenhum, absolutamente nenhum, dos "defeitos crônicos" do modelo, eu acredito que seja pura lenda.
Meu veredito final é de que é uma boa moto, onde a recomendo, mas infelizmente você tem de olhar e sentir bem onde compra, pois algumas concessionárias são o supra-sumo da muquiranice e não te dão nenhum brinde na compra, nem os mais banais, mesmo à vista ou quase, e depois ainda tem regras esdrúxulas nas revisões, como não aceitar cheques (independente do quão bons sejam): isso eu considero um desrespeito ao cliente e um desprezo para que este fidelize com a marca, supondo que já não seja "hondeiro" por outros motivos.
Prós:
- Motor forte para ultrapassagens, conseguindo manter confortavelmente uma média entre 90-100 km/h na estrada sem forçar, perdendo quase nenhuma ou muito pouca velocidade em subidas moderadas a fortes.
- Consumo condizente com a cilindrada e a proposta, com média geral até agora na casa dos 24-25 km/l, o que para um motor de 300cc para mim é justo.
- Visual chamativo, dando a impressão de ser até maior do que já é, com painel de leitura muito fácil e números grande, além de luzes fortes e lampejador.
- Esbanja torque nas primeiras marchas, até atingir a velocidade de cruzeiro, o que numa estrada deixa no chinelo motos menores e na cidade significa saídas mais seguras de cruzamentos.
- Pega na partida muito facilmente em qualquer situação, com a marcha-lenta um pouco alta nos primeiros instantes em qualquer situação, depois normaliza.
- Desempenho urbano não é dos melhores, não por culpa da moto mas do trânsito, mas na estrada é muito bom, a moto corresponde muito bem em viagens e aguenta longas distâncias sem problemas.
Contras:
- Preço um pouco salgado, mas ainda assim considero que a confiabilidade da marca e o projeto e fabricação nacionais compensam.
- Um pouco pesada, especialmente para manobras rápidas com jogo de corpo em trânsito lento e alguma dificuldade em se enveredar por corredores de trânsito, especialmente os mais apertados.
- Rede de concessionárias que, apesar de vasta, deixa a desejar em algumas filiais, como na loja onde tirei a minha foram incapazes de me dar qualquer brinde para fidelização, nem mesmo um mero protetor de tanque, e ainda não aceitam cheques no pagamento de revisões (mas aceitaram pra comprar a moto).
- Dificuldade de manobra em espaços muito pequenos e aclives ao adentrar em estacionamentos, por exemplo, grande parte pelo peso da moto que é muito sentido em baixas velocidades.
- Garupa alta, difícil de subir para quem é de menor estatura.
- Realmente a ponteira de escapamento e as alças do garupa, além de outras partes em alumínio, poderiam ser melhor acabadas ou, porque não, polidas. Ponteira muito grande e abafa o motor (vou trocar quando fora da garantia).
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte